top of page
fundo.png

BIBLIOTECA CIEMH2

história | projetos | fotos | clipping

Funcionamento: de seg a sex das 16 às 21h

De segunda a sexta,  alunos das atividades oferecidas pelo CIEMH2 Núcleo Cultural, pais e comunidade em geral podem escolher títulos para ler em nossa sala multimídia (biblioteca, videoteca, sala de informática e cantina) equipada com mesa, sofá, tatames e almofadas, ou solicitar empréstimo para desfrutar em suas casas. Sempre é colocado livros em destaques para atrair a atenção de novos leitores que circulam pela casa.

No formato itinerante a biblioteca tem passado por diversos bairros de Macaé com o espaço “Leitura, Sabor e Arte”, como parte integrante da quarta edição do projeto “Artes Integradas em Curso”, onde é montado uma pequena estrutura com tatames, banquinhos e duas caixas com diversos gibis e livros, principalmente títulos infantojuvenis, sempre acompanhado de uma pessoa que fomenta a participação, além de folhas em branco, lápis de cor e giz de cera onde a fim de fomentar o desenvolvimento do leitor para além do livro.

Criação

O CIEMH2 Núcleo Cultural, anteriormente nomeado como Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop, inicialmente foi estruturada por eixos representativos como o de Dança, Música, Moda, Formação de Liderança, Fomento à Produção Cultural e Grupo de Estudos. Além dos espaços físicos voltados para aulas práticas de dança e música, por exemplo, foi criado também um espaço para a “BIBLIOTECA CIEMH2”, com títulos literários focados, a princípio na Cultura Hip Hop, mas também abrangendo outras linguagens artísticas como Dança, Música, Circo, Teatro, Audiovisual, além de clássicos da literatura brasileira e outros títulos infantojuvenis.

Inicialmente a biblioteca funcionava em uma pequena sala na antiga sede da instituição, em parceria com o Centro de Vida Independente (CVI Macaé), do qual o grupo de estudos intitulado T.Ô.C.A usufruia bastante, em suas pesquisas e debates sobre temas, principalmente da Arte de Periferia, além do projeto “RAP, PAPEL E LÁPIS”, que tinha o objetivo de fomentar a leitura e escrita a partir do Rap, e proporcionava o empréstimo de livros para os alunos matriculados nas atividades culturais oferecidas.

Em 2005, a instituição passa a funcionar de forma independente em outro bairro da cidade, e em seu novo espaço a biblioteca ganha novo formato e se torna um espaço multimídia ampliando seu acervo de livros, além de disponibilizar cds, Vhs e Dvds com obras diversas. 

Em 2009, o CIEMH2 mais uma vez realiza uma mudança de local e sua sede passa a funcionar no bairro Sol y Mar, também em Macaé, onde funciona até os dias atuais. Com o foco de ampliar seu catálogo e o fomento, a instituição começa  a propor em seus novos projetos culturais, inscritos em editais públicos, recursos destinados à compra de novos títulos. Ampliando agora para todas as linguagens artísticas, foi o caso do Projeto ARTES INTEGRADAS EM CURSO realizado em 2012 com o Patrocínio da Petrobras, via lei Estadual de Cultura, que proporcionou a aquisição de grandes obras literárias voltadas às artes cênicas, música e cinema, além da criação da oficina Arte e Estética que realizava riquíssimas discussões embasadas em livros disponíveis na biblioteca.

Leitura, Sabor e Arte

Em 2012, surgiu um novo projeto que ressignificou a Biblioteca CIEMH2 e fomentou ainda mais a leitura, que foi o projeto “LEITURA, SABOR E ARTE”, um projeto voltado para o fomento de várias artes por meio da vivência da literatura em suas várias formas, onde em sua primeira edição realizou uma leitura dramatizada de trechos das obras de Machado de Assis, além de instalações artísticas com diversos títulos literários, música e uma cantina que tornou o momento mais prazeroso.

Em 2015, o "Leitura, Sabor e Arte"

trouxe textos dos autores Caio Fernando Abreu, Luis Fernando Veríssimo e Nelson Rodrigues que discutem relações de amor, paixão, desejo e ambição.

 

O projeto, em sua terceira edição, aconteceu com uma programação versátil que mesclou leitura dramatizada de três obras e lançamento do Livro “Click” do autor e fotógrafo Marcus Castro, além de um espaço de troca e venda de livros usados durante o evento. A ação teve como objetivo reforçar aos participantes o prazer e a importância da literatura e da apreciação das artes.

 

Na ocasião, houve também intervenções em todo o espaço do CIEMH² Núcleo Cultural através de instalações, projeções e performance de dança com o Coletivo Simply Feel.

 

Todas essas atividades foram realizadas por professores, alunos e integrantes das Companhias profissionais do CIEMH² Núcleo Cultural, além de artistas convidados.

Lançamento de Livros

Em 2014, em sua segunda edição o evento trouxe uma homenagem ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque que comemorou 70 anos de vida e 50 anos de carreira no ano de 2014. O tema principal da edição foi a obra “Ópera do Malandro”.

O projeto trouxe uma programação versátil que mesclava leitura dramatizada da obra “Ópera do Malandro” escrita por Chico Buarque que perpassa por outros tipos de arte como música, dança e canto e ressalta a poesia e a literatura em outras formas. A ação teve como objetivo reforçar aos participantes o prazer e a importância da literatura e da apreciação das artes.

ARTE - LSA 2014.jpg
ARTE - LSA 2012.jpg
ARTE - LSA 2015.jpg

O CIEMH2 Núcleo Cultural também fomentou o lançamentos de novos livros em sua sede

 

2007 - "MEMBROS" que conta a trajetória dos 10 Anos da Membros Cia de Dança

2008 - “Meninos que não criam permanecem no Crian” de Paulo Azevedo

2015 - "Click" de Marcus Castro

2022 - "Acesse e Use" de Dilma Negreiros

Em 2015, o espaço sediou o lançamento do livro "Click! Terapia fotográfica" com seu EU interior,  primeiro livro interativo de fotografia do Brasil, obra criada pelo Professor de Fotografia do CIEMH2 e Escritor, Marcus Castro. Livro com o qual nos capacita a rejeitar a falência da esperança na humanidade, focando na importância das relações humanas para a construção de um mundo mais rico de sensibilidade e solidariedade.


Em outubro de 2022, a realização do  lançamento do livro em multiformato "Acesse e Use", da Pedagoga e Mestra em Comunicação Acessível Dilma Negreiros, uma de nossas fundadoras,  foi um momento de grande emoção por ser a concretização de um sonho, baseado no desejo de oferecer uma obra que abordasse, de maneira simples, as questões das barreiras de acesso, oferecendo possibilidades de sensibilização para a acessibilidade cultural em ambientes como os Pontos de Cultura, dos quais o CIEMH2  faz parte, integrando a rede do RJ.

Esses momentos, mostram a todas as pessoas de nosso território que é possível para todos nós, compartilhar ideias, conhecimentos e sonhos por meio de livros e da leitura.

 

bottom of page