top of page

WORKSHOP ACESSIBILIDADE EM PROJETOS CULTURAIS



O projeto ARTES INTEGRADAS EM CURSO, dando continuidade às suas atividades, realizará na sede do CIEMH2 Núcleo Cultural o workshop gratuito "Acessibilidade em Projetos Culturais" com Mestra Dilma Negreiros, Especialista em Acessibilidade Cultural e Produtora Cultural.


A oficina tem como foco a formação continuada de Fazedores(as) de Cultura de Macaé e região, no intuito de auxiliar nas questões de acessibilidade, para elaboração de seus projetos, a serem inscritos nos editais, conforme diretrizes da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc.

O Workshop será realizado de forma gratuita no próximo sábado, 11 de novembro, das 9 às 13h na sede do CIEMH2 Núcleo Cultural localizada na Rua Eleosina Pereira de Queiroz Mattoso, 105, Sol y Mar, Macaé/RJ.


INSCRIÇÕES

Entre em contato pelo whatsapp

(22)99290.9439 e envie os seguintes dados:


Nome

Telefone

E-mail

Tem alguma deficiência? Se sim, qual?

Qual a sua área de atuação cultural?



Dilma Negreiros é Mestra em Comunicação Acessível, Especialista em Acessibilidade Cultural, Pós-graduada em Gestão Pública Municipal, Graduada em Pedagogia. Cofundadora e Diretora de Produção do CIEMH2 Núcleo Cultural, existente desde 1998, oficializado com CNPJ em 2005 e conveniado como Ponto de Cultura Casa de Cultura Hip Hop CIEMH2, em 2009. É responsável pela coordenação geral das atividades direcionadas para formação artística e de lazer, atuando nos processos de gestão administrativa, pedagógica, elaboração, execução e prestação de contas de projetos socioculturais. Sendo responsável também pela Direção de Produção dos grupos profissionais de dança, em âmbito nacional e internacional.

Integra a Rede Nacional de Articulação, Formação e Fomento em Acessibilidade Cultural (RAFFACULT), formada por Especialistas de todo o país, oriundos do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. Da mesma forma, representa o CIEMH2 na Rede Cultura Viva RJ, formada pelos Pontos e Pontões de Cultura, Pontinhos de Leitura e Pontos de Memória existentes no Estado do Rio de Janeiro, com foco na articulação, mobilização e (in)formação, na perspectiva de ação no controle social e da proposição de políticas públicas no âmbito do Programa Cultura Viva.

Autora do livro “Acesse e Use”, publicado em 2020 e lançado em multiformatos em 2023. A obra é resultante da pesquisa científica realizada no âmbito do Mestrado em Comunicação Acessível, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal.


Consultora e responsável pela formação em Acessibilidade Cultural da equipe do “Samba em Rio Festival” realizado no Sambódromo do RJ, em 2015. Produziu e coordenou por 12 anos a DI Cia Dança, formada em sua maioria por artistas com deficiência; Com grupos do CIEMH2, atuou no Festival Dies de Dança(Espanha),no Festival Brasil Move Berlim (Alemanha),Caixa Cultural(RJ,SP,DF,PR), Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança, Projeto “Um Outro Olhar sobre ele”/CCBB, Festival Internacional Visões Urbanas, Festival Panorama de Dança, Circuito das Artes/SEC, Encontro Internacional InArte(Portugal), Projeto “Gudubik” e Prêmio Além dos Limites/Projeto Artes Sem Barreiras. Responsável pela produção do “Cidade Ocupada”, selecionado no Ano da França no Brasil. Produtora selecionada no edital Cultura e Território, da SECEC, com o projeto Papo Reto na Cultura Urbana. Atuou como Diretora de Produção e Mediadora do Papo Reto e Arte Urbana, realizado em 2021 com recursos da Lei Aldir Blanc. Responsável pela direção de produção do Circuito Urbano de Dança, selecionado no edital Retomada Cultural RJ2, em 2022. Coordena o Projeto Artes Integradas em Curso, realizado com patrocínio da EDF Brasil, por meio da Lei de Incentivo Federal.



Descrição da imagem

Card em fundo branco, com a descrição Ministério da Cultura, EDF Brasil e CIEMH2 Núcleo Cultural apresentam ARTES INTEGRADAS EM CURSO, EM LETRAS GANDES E COLORIDAS. No centro, sobre uma faixa azul, lê-se: Workshop Acessibilidade em Projetos Culturais, com Dilma Negreiros. Abaixo, em um circulo de fundo marrom, a imagem da Oficineira, mulher negra, cabelos cacheados pretos na altura dos ombros, rosto redondo e sorriso largo. 


Abaixo, à direita, Inscrições: Instagram @ciemh2 e WhatsApp (22)99290.9439.

À esquerda, sobre fundo azul, lê-se a data 11/ NOV / 23 e horário 9h às 13h.

Rua Eleosina Pereira de Queiroz Mattoso, 05 – Sol y Mar.  


Abaixo, no canto direito vê-se o símbolo da LIBRAS.


Finaliza na parte inferior, com as logos coloridas de Patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e EDF Brasil, Realização CIEMH2 Núcleo Cultural e Ministério da Cultura Governo Federal Brasil.







Comentarios


bottom of page