No próximo sábado, dia 29 de junho, às 19h o CIEMH2 Núcleo Cultural realizará a MOSTRA CURTA MUROS DA CIDADE que propõe levar para Praça do Polivalente, no bairro Costa do Sol, a exibição de cinco curtas documentais sobre artistas da cena do graffiti de Macaé seguida de roda de conversa com equipe criadora das obras. O evento é gratuito e aberto a toda a população além de contar com recursos acessibilidade com legendagem e intérprete de LIBRA.
O projeto objetiva possibilitar ao público conhecer e curtir o trabalho dos profissionais que conceberam as cinco obras audiovisuais apresentadas na Mostra.
Saber detalhes da construção da concepção, da sinopse, do argumento, da escolha dos protagonistas, dos locais e horários de gravação, da definição das narrativas no desenvolvimento dos roteiros, das filmagens e edição dos curtas, pode suscitar o desejo de novas criações, de busca de formação e investimento no Setor Audiovisual de nosso município.
Na roda de conversa com diretores, roteiristas, videomakers, editores, produtores e artistas, que participaram das produções, o público vivenciará essa experiência, após assistir aos documentários da série MUROS DA CIDADE.
Os documentários fazem um passeio, em formato de galeria a céu aberto, onde são apresentadas antigas e novas intervenções dos talentosos grafiteiros Talu, Mell, Fawe, Ric e Rota. As artes desses artistas compõem as paisagens macaenses há anos, trazendo sempre cor e vida à cidade.
Em 2021, os artistas foram convidados pelo CIEMH2 Núcleo Cultural para fazerem intervenções em muros, cuidadosamente escolhidos na cidade, como forma de expressar sua arte, contar suas histórias, suas visões de mundo e como expressam suas narrativas reflexivas e críticas da realidade social, em traços e cores pelos muros da cidade.
Realizar uma mostra audiovisual sobre artistas visuais macaenses, em praça pública tem o intuito de contribuir para valorização da cultura do município e reverberar para o público diverso de âmbito nacional e internacional, que circula em Macaé.
Este evento é uma celebração da arte urbana, realizado pelo CIEMH2 Núcleo Cultural, apoiado pelo Bar do Jorginho e pela Secretaria Municipal de Cultura de Macaé, patrocinado pelo Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo.
SOBRE OS CURTAS
Episódio: "De Macaé para o mundo" com TALU
Felipe Dos Santos, o Talu, é escritor de graffiti, ingressou na sua caminhada no graffiti no começo dos anos 2000, como uns dos pioneiros da prática do graffiti no interior do estado, influenciado pelas escritas urbanas que acontecia nesse período na cidade, como tags e bomb, tipografias originárias do graffiti. Suas escritas seguem uma linhagem como os hieróglifos egípcios, que forma o laço entre a sua arte e a sociedade, que ao mesmo tempo busca o entendimento do porquê, para quê, e o que se escreve nas ruas.
Talu faz parte de alguns coletivos de escritores de graffiti como a ABL (academia brasileira de letras), SNE (sempre na evolução), CSL (coletivo só letras), VL (viciados em letras), DREAM TEAM INT. (coletivo de escritores de graffiti do Brasil, Itália e Inglaterra) e coleciona participações em festivais e exposições em vários estados do Brasil e em países como EUA, Peru, Venezuela, Itália, Holanda, Alemanha.
Episódio: "Entre tELAs" com MELL
Mell Haber, conhecida no graffiti como 7inker, começou a grafitar há 5 anos, com a cara e a coragem, usando todo seu dinheiro em latinhas de spray. Mell vê o graffiti como uma ferramenta de transformação social. Em seu canal no YouTube, o CANAL SAGATIBAH, ela expõe muito das suas artes e estilo de vida. Sua intenção é trazer a nossa verdadeira essência divina às pessoas, através da sua arte.
“Sempre demonstrei amar as artes de forma geral. Nunca me vi como uma artista, esse senso de arte em mim nasceu quando conheci o graffiti e tive vontade de fazer, comecei do nada e sozinha e de cara vi que era uma paixão. Desde o início decidi que nunca desistiria da minha arte. Hoje, para mim, a vida perde o sentido sem ela. As ruas são pesadas e eu não imaginava que pudesse ser um espaço tão hostil para mulheres. Sofri muito assédio moral e sexual, quase todas as vezes que ia pintar. Recebia cantadas inescrupulosas, tentativas de violência, era sempre xingada, etc..., mas por sorte meu Deus é forte e eu nunca me senti sozinha. Criei um canal no youtube para documentar minhas artes e sigo trabalhando com graffiti e como modelo publicitária.”
Episódio: "O como sala de aula" com FAWE
Alex da Silva, mais conhecido como FAWE, é natural de Cardoso Moreira/RJ. Um autodidata que teve seu primeiro contato com a arte urbana em 1999, onde as pichações e Graffitis em Itaboraí/RJ lhe chamaram a atenção e despertam seu interesse por tal prática.
Em 2004 mudou-se para Macaé, participou de projetos sociais ministrando oficinas de Graffiti nas escolas públicas da cidade, sempre incentivando os jovens a acreditar em seu potencial, rever seus conceitos e respeitar o próximo.
Desenvolveu seus trabalhos em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, além de participa do Meeting of Styles, em Wiesbaden na Alemanha.
Episódio: "Arte do muro para a pele" com RIC
Ric Azevedo, natural de Macaé/RJ, atua nas áreas de artes plásticas, graffiti, ilustração e tatuagem. A maior parte de sua produção concentra-se em obras com as técnicas de realismo retratando crianças sorridentes, cheias de alegria e esperança. Na área editorial já ilustrou livros e capas de cds, já ministrou oficinas de graffiti em programas socioculturais, participou em inúmeros eventos pelo Brasil a fora, sendo indicado no “Destaque do Graffiti Nacional“ no prêmio Hutuz e na Copa Graffiti, onde foi campeão com seu time dentre outras 15 equipes, além de atuar em eventos no Chile, Itália, Alemanha e Estados Unidos.
Ric encontrou sua paixão pela arte desde muito cedo, foi apresentado ao mundo da arte através dos trabalhos de seu pai que era desenhista projetista mas infelizmente faleceu muito cedo; mas mesmo assim o seu trabalho sempre encantou o filho com suas habilidades criativas. Desde então, Ric começou a explorar diversas formas de expressões artísticas, desenvolvendo uma forte atração pelo graffiti e pela linguagem da arte urbana. Com o tempo desenvolveu um estilo único mesclando rostos realistas de crianças sorridentes cheias de esperança, com seus balões carregando palavras cheias de amor e encorajamento.
Episódio: “Poesia de parede” com ROTA
Artista visual autodidata, iniciou sua carreira profissional em 2012 e desde então realiza intervenções artísticas de forma independente em eventos de Graffiti, além de ministrar palestras e oficinas.
Seu estilo de graffiti é Letras básicas e Bomb. Gosta também de escrever frases pelos muros da cidade, frases que fazem as pessoas pensarem e se questionarem.
Ficha técnica:
Artistas visuais: Talu, Mell, Ric, Rota e Fawe
Diretora Artística e Roteirista: Taís Vieira
Editor: Anthony Brito
Videomaker: Thiago Morethe
Assistente de filmagem: Aline Barbosa
Assistente de Produção: Aline Negreiros, Célia Santos, Dani Morethe e Rafael de Souza
Coordenador de Comunicação e Auxiliar Administrativo: Renato Mota
Coordenação de Produção: Dilma Negreiros
Designer gráfico: Dani Morethe
SERVIÇO:
Data: 29 de junho
Horário: 19h
Local: Praça do Polivalente, no bairro Costa do Sol - Macaé/RJ
Realização: CIEMH2 Núcleo Cultural
Apoio: Bar do Jorginho e Secretaria Municipal de Cultura de Macaé
Patrocínio: Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo.
Comments