Confira a programação da semana do "PAPO RETO NA CULTURA URBANA"

A segunda semana do projeto “Papo Reto na Cultura Urbana” promete. E de quarta-feira ao sábado teremos uma programação diversificada com muita música, dança, graffiti e muito mais.


O projeto selecionado no Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha e realizado pelo CIEMH2 Núcleo Cultural, promove um encontro da Cultura Hip Hop, misturando o novo e o antigo, o popular e o erudito. Oferecendo às crianças, adolescentes, jovens e adultos a possibilidade de se reafirmar como sujeito social, valorizar sua identidade cultural, ocupar espaços públicos e demarcar um território ao qual também tem direito.


O evento iniciou no último dia 03 e vai acontecer até dia 29 de agosto, com uma super programação gratuita, passando pelos elementos da Cultura Hip Hop como a Dança, Graffiti, Rap, DJ e Conhecimento. O público poderá participar ativamente de todo evento, que contará com bate papo ao vivo com artistas convidados, apresentações musicais, apresentações de dança, documentário, performance de graffiti, além de uma super festa online.


O projeto acontece de forma remota e em múltiplas plataformas, como o Google Meet e YouTube, além de conteúdos diversos publicados no Instagram e no Facebook do CIEMH2 Núcleo Cultural. E para participar basta acompanhar toda a programação e se inscrever nas atividades de interesse, pelo formulário disponibilizado no link https://forms.gle/MYwFp3bDDzpSLrUy7 , para assim, receber os links de acesso às atividades, além de receber lembretes para não perder nenhum momento.


O Papo Reto na Cultura Urbana promove ações de valorização e fortalecimento da Cultura Urbana de Macaé/RJ, e conta com recursos do Prêmio Culturas Populares: Edição Teixeirinha idealizado pelo Ministério da Cidadania e Governo Federal, é realizado pelo CIEMH2 Núcleo Cultural e tem o Apoiador Cultural a Arco Íris Petrotintas.



Confira a programação da semana:


- 11/08 (quarta-feira) às 20h


“Daqui pra lá, de Lá pra cá - Dança Comentada” com Represent Dance Crew

Convidados: Thiago Morethe, Dani Morethe e Sidney Tavares

Mediação: Rafael de Souza

Ingresso Gratuito

às 20h pelo Google Meet


Um Bate Papo Virtual que tem como objetivo levar e trazer vivências ligadas a artistas que passaram e passam pelo CIEMH2 Núcleo Cultural. O “Daqui pra lá, de Lá pra cá - Dança Comentada”, resgata trabalhos de dança antigos, através de registros em vídeos e também trabalhos mais atualizados, para uma análise em forma de bate papo entre mediador, coreógrafo e intérpretes dançarinos convidados. Esta semana o grupo em pauta será o REPRESENT DANCE, sob a direção do coreógrafo Thiago Morethe, possibilitando o conhecimento e a análise das linguagens de seus trabalhos.


SOBRE O REPRESENT DANCE CREW

O Grupo Represent Dance Crew, fundado pelo coreógrafo Thiago Morethe em 2011, vem conquistando seu espaço no cenário artístico nacional, participando de eventos, festivais, programas de Tv e conquistando inúmeros prêmios, como no Festival de Dança de Joinville, além de desenvolver diversas atividades culturais na cidade de Macaé.


Desde 2016 o grupo faz parceria com CIEMH2 Núcleo Cultural, integrando o quadro de Companhias profissionais da instituição e realizando oficinas de Danças Urbanas.


Em dez anos de existência, o Grupo foi composto por vários intérpretes que colaboraram com o crescimento e desenvolvimento de seus trabalhos, tornando assim, um dos grupos de grande referência de Danças Urbanas na região.



- 12/08 (quinta-feira) às 20h

“Papo Reto – O Hip Hop no Brasil” com King Nino Brown (Zulu Nation)

Mediação: Taís Vieira

Ingresso Gratuito

às 20h pelo Google Meet


O 5º elemento da Cultura Hip Hop é o Conhecimento, e como está sugerido no título do projeto, o papo é reto visando ampliar os horizontes do saber através da história de cada vertente artística cultural urbana da cidade de Macaé. Mas para chegar até aqui, essa cultura veio de onde?


E esta semana teremos a honra de receber, em um encontro ao vivo e com bate papo aberto ao público, o historiador do Hip Hop no Brasil: King Nino Brown (Zulu Nation).


SOBRE KING NINO BROWN

Oriundo de Recife aos 12 anos de idade foi conquistado pelo Movimento Soul Paulistano em 1974, quando passou a residir na favela do Jardim Calux, em São Bernardo do Campo. Aos 15, se envolveu diretamente com os bailes Blacks da região e depois de ouvir o “LP Revolution of the Mind”, de “James Brown”, passou a compreender o real sentido do Movimento que o contagiara.

Desde então, o fato de ser dançarino e posteriormente “DJ” causou outro tipo de relevância em sua vida, fazendo-o inclusive a importar-se com os estudos e a carreira profissional, pois, ainda na adolescência foi metalúrgico no grande ABC.

Nos anos 80, com o enfraquecimento do Movimento Soul em São Paulo, acompanhou e colaborou para o florescimento da Cultura Hip Hop no estado, tornando-se um de seus mais importantes protagonistas. E na busca de entender melhor acerca das origens do Hip-Hop, em 1994, decidiu fazer contato com a “Universal Zulu Nation”, de Nova York, começando então a saga de um Líder que teve a responsabilidade de fundar em 2002 a sede nacional afiliada a principal escola de Hip Hop do mundo: a “Zulu Nation Brasil”.



- 13/08 (sexta-feira) às 20h


“MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”

Episódio 3: "O muro como sala de aula" com FAWE

às 20h no canal youtube.com/ciemh2macae


No terceiro episódio da série, o artista FAWE faz sua intervenção em um muro, cuidadosamente escolhido na cidade de Macaé, como forma de expressar sua arte e bater um papo apresentando suas histórias e suas visões de mundo além dos muros.


O documentário faz um passeio, em formato de galeria a céu aberto, onde serão apresentadas as antigas e novas intervenções dos grandes grafiteiros da cidade. As artes desses artistas compõem as paisagens macaenses há anos, trazendo sempre cor e vida à cidade. A série documental tem a direção de Taís Vieira.


Todos os episódios estarão disponíveis no canal do YouTube do CIEMH2 Núcleo Cultural. Link de acesso ao canal: www.youtube.com/ciemh2macae


SOBRE FAWE

Alex da Silva, mais conhecido como FAWE, é natural de Cardoso Moreira/RJ. Um autodidata que teve seu primeiro contato com a arte urbana em 1999, onde as pichações e Graffitis em Itaboraí/RJ lhe chamaram a atenção e despertam seu interesse por tal prática.


Em 2004 mudou-se para Macaé, participou de projetos sociais ministrando oficinas de Graffiti nas escolas públicas da cidade, sempre incentivando os jovens a acreditar em seu potencial, rever seus conceitos e respeitar o próximo.


Desenvolveu seus trabalhos em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, além de participa do Meeting of Styles, em Wiesbaden na Alemanha.


- 14/08 (sábado) às 20h


“A CASA CAIU – FESTA funk EM FAMÍLIA” com DJ Avellar e Família

Ingresso Gratuito

às 20h no canal youtube.com/ciemh2macae


Uma grande festa online com o DJ Avellar e sua família, Laary Reys e Lalá Reys, levando à casa do público participante música de qualidade e muita diversão. A proposta é mostrar a diversidade NATURAL das constituições familiares e dar visibilidade para a música funk nesse ambiente, desmistificando muitos preconceitos.


SOBRE AVELLAR

Avellar é DJ com mais de 20 anos dedicados ao mundo da música, tendo passado por equipes de som, bailes e clubes de vários municípios do Rio de Janeiro. Desenvolveu trabalhos de sonorização com a FP Audio. Atualmente é professor do curso de DJ/Sonorização no CIEMH2 e integrante do DJS IN THE HOUSE.





SERVIÇO

“PAPO RETO NA CULTURA URBANA”

De 03 a 29 de agosto

Programação completa: www.ciemh2.com

Inscrições: https://forms.gle/MYwFp3bDDzpSLrUy7

EVENTO GRATUITO