top of page

ARTES INTEGRADAS EM CURSO NA PRAÇA DO CAMPO D’OESTE


Oferecendo diversas atividades culturais gratuitas o projeto ARTES INTEGRADAS EM CURSO estará no bairro Campo D’Oeste neste mês de outubro com uma programação variada para todos os públicos, de crianças a idosos, e contando sempre com mediação com intérprete de LIBRAS


No próximo sábado, dia 07 de outubro, o CIEMH2 Núcleo Cultural estará na Praça Álvaro Miranda do Campo D’Oeste a partir das 10h com apresentações da Cia Chirulico com o “Pocket Trocadilhos”, Duo de dança “Vice e versa - um caminho de mão dupla” com Luize Helena Pessanha e Dani Morethe, Dalbello DJ, Capoeira e Maculelê com Mestre Dengo e Performance de Pintura em Tela com Manu Matos. A Mostra contará ainda com Aulas Abertas de DJ com Avellar de Sá, Audiovisual com Anthony Brito e Danças Urbanas com Thiago Morethe, além da exposição “Impressão da mente de um Writer” do grande grafiteiro TALU e do Espaço “Leitura, Sabor e Arte” com títulos literários para todas as idades.


O projeto "Artes Integradas em Curso" propõe a difusão da arte realizando atividades culturais gratuitas na cidade de Macaé no período de julho a dezembro de 2023. Dentre as atividades oferecidas estão as Oficinas Culturais e Workshops realizados na sede do CIEMH2 Núcleo Cultural, no bairro Sol y Mar, Mostras Artísticas em diferentes bairros de Macaé, Espetáculo Musical como culminância do projeto além de ações culturais realizadas em escolas públicas como atividade de formação de plateia.


O projeto tem o patrocínio da EDF Brasil, via Lei de Incentivo à Cultura e realização do CIEMH2 Núcleo Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.




SOBRE AS ATRAÇÕES ARTÍSTICAS E AULAS


“POCKET TROCADILHOS” é um espetáculo de palhaçaria e magia cômica. Em cena os palhaços Fornalha e Margarida trazem para o público o universo do ilusionismo através de muitas traquitanas, bugigangas e equipamentos cênicos. O espetáculo é uma ode à criatividade dos artistas de rua brasileiros que sempre circularam pelo país.


A Cia Chirulico é uma companhia de Arte Pública, Palhaçaria, Teatro de Bonecos e Música criada em 2013 por Anthony Brito e Aline Barbosa e com sede em Macaé (RJ). A trupe se dedica a pesquisar os palhaços e palhaças brasileiros e as manifestações e folguedos da cultura popular, com o objetivo de promover e dar visibilidade às manifestações artístico-culturais nacionais. Com seus espetáculos e oficinas, o grupo já circulou por festivais, teatros, escolas, convenções e espaços públicos por estados das regiões sudeste, sul e centro-oeste do país.



CAPOEIRA E MACULELÊ com Mestre Dengo

Manoel da Cruz Vieira ( Mestre Dengo) iniciou a capoeira em 1972 na sua cidade natal, Macaé. Seu primeiro contato com a capoeira foi com o Mestre Levi, de Duque de Caxias, e posteriormente com o Mestre Bokca, de São Gonçalo. Em 1999 fundou a Associação de Capoeira Raízes de Aruanda, com o propósito de trabalhar com projetos sociais e cultura negra resgatando e comentando a cultura ancestral através da capoeira.






“VICE E VERSA - UM CAMINHO DE MÃO DUPLA” é uma obra coreográfica sobre a importância de nos conectarmos com nós mesmos e encontrarmos quem realmente somos.


Sinopse: Muitas vezes nos sentimos perdidos em meio à multidão de vozes dentro de nós, e é fácil nos perdermos em meio a tantas expectativas e perspectivas. No entanto, quando usamos o movimento como uma ferramenta para nos conectarmos conosco mesmos, podemos encontrar a voz mais intensa e deixar que ela saia da multidão que a abafa. Por meio do movimento, podemos nos expressar de forma autêntica, permitindo que o nosso Eu real caminhe até a superfície e se mostre ao mundo. Essa caminhada para dentro de si mesmo, proporcionada pelo movimento, pode ser uma jornada poderosa e transformadora, permitindo que nos conheçamos melhor.


Luize Helena Pessanha é bailarina e coreógrafa formada pela UFRJ atuou como bailarina das Cias Lúmini Cia de Dança, Coletivo Flores e Cia de Dança Contemporânea da UFRJ. Desde 2017 é Professora de Expressão Corporal do curso técnico de Teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e atualmente é professora de Ballet Infantil no CIEMH2 Núcleo Cultural


Dani Morethe é dançarina, graduanda em Dança. Leciona atualmente no CIEMH2 Oficina de Dança Contemporânea pelo projeto Artes Integradas em Curso e Ballet Infantil na Matrioska, em Macaé; Professora de Dança Contemporânea na Elos Escola de Dança (2022/2023); Em 2022, participou da Conferência 22+100 LABAN e o Projeto Modernista na Casa França-Brasil/RJ; Em 2012 ajudou a fundar o grupo Represent Dance Crew e desde então é Coordenadora e produtora do grupo de Dança Urbana;


Manu Matos

Representante da empresa Traços da Manu realiza trabalhos personalizados para decoração de interiores residenciais e comerciais. Desde sempre adepta aos trabalhos manuais e artesanais, em 2018 fez seu primeiro lettering em parede na sua própria casa, e desde então criou ainda mais interesse pelo mundo das Artes. Até que, durante a pandemia, logo após ser mãe novamente, se descobriu no universo infantil e no muralismo, então resolveu se profissionalizar. Hoje trabalha na produção de murais e objetos personalizados. A técnica de pintura mais utilizada é aguada em parede (Aquarela).

Manu acredita no poder de transformar ambientes em lares, trazendo vida com cores e uma decoração afetiva.




Dalbello DJ trará o seu repertório open format baseado na seleção das produções de maior destaque no cenário atual da música nacional e internacional, sem abrir mão dos grandes hits que ultrapassaram a barreira do tempo, marcando época nos anos 70, 80, 90 e 2000.


Fascinado por música em suas mais variadas vertentes, Estevão Dal-Bello iniciou sua jornada profissional como grande parte dos DJs mundo afora, apresentando-se nas rodas de amigos e em eventos escolares. Suas primeiras performances foram realizadas no ano 2001 e renderam parcerias e clientes que se mantiveram ao longo de anos. Além de se apresentar em inúmeras festas de aniversário e responsável por casamento, Estevão foi embalar eventos de formatura, coquetéis e jantares dançantes, além de promover a harmonização musical de eventos corporativos realizados na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.


Atualmente é Integrante do Coletivo de DJs "Juntos e Mixados", desde 2014, hoje denominado DJS IN THE HOUSE - D.I.T.H, grupo criado com o objetivo de contribuir para o fomento da diversidade na cena da música eletrônica na cidade de Macaé, através da pesquisa, da troca de conhecimentos teóricos e práticos entre DJs de variadas vertentes e, principalmente, através da exposição destes artistas, por meio de apresentações musicais.



Exposição “Impressão da mente de um Writer”

Felipe Dos Santos, o Talu, é escritor de graffiti, ingressou na sua caminhada no graffiti no começo dos anos 2000, como uns dos pioneiros da prática do graffiti no interior do estado, influenciado pelas escritas urbanas que acontecia nesse período na cidade, como tags e bomb, tipografias originárias do graffiti. Suas escritas seguem uma linhagem como os hieróglifos egípcios, que forma o laço entre a sua arte e a sociedade, que ao mesmo tempo busca o entendimento do porquê, para quê, e o que se escreve nas ruas. Talu faz parte de alguns coletivos de escritores de graffiti como a ABL (academia brasileira de letras), SNE (sempre na evolução), CSL (coletivo só letras), VL (viciados em letras), DREAM TEAM INT. (coletivo de escritores de graffiti do Brasil, Itália e Inglaterra) e coleciona participações em festivais e exposições em vários estados do Brasil e em países como EUA, Peru, Venezuela, Itália, Holanda, Alemanha.




AULA ABERTA DE DJ Avellar de Sá

DJ desde 1994, estando com quase 30 anos dedicados ao mundo da música, passou por equipes de som, bailes e clubes de vários municípios do Rio de Janeiro. Desenvolveu trabalhos de sonorização com a conceituada empresa FP Áudio. Atualmente é professor do curso de DJ/Sonorização no CIEMH2 e membro fundador do canal do YouTube "Djs in the house", projeto elaborado em conjunto com os seus ex-alunos Djs Estevão Dal-Bello e Vinícius Vanderley.


Na oficina de DJ o público presente terá uma vivência na mixagem musical utilizando equipamentos como CDJ, Controladora, Pickups, além da utilização de softwares.



AULA ABERTA DE DANÇAS URBANAS com Thiago Morethe

Fundador, coreógrafo e diretor do Represent Dance Crew. Professor de Danças Urbanas na Escola Municipal de Dança de Macaé e desde 2015 no CIEMH2 Núcleo Cultural. Desde 2017 tem conquistado premiações no maior Festival de Dança do País: Festival de Joinville/SC, onde ficou em 3º Lugar na categoria Duo Sênior com a coreografia "Groovin, já em 2019 foi selecionado e conquistou o 3º lugar na Mostra Competitiva na categoria Duo Sênior com a coreografia "Gravidade" e selecionado para palcos abertos com seu Solo "Movimento", em 2022 foi premiado em 2º lugar com seu trabalho solo masculino "Sertão". Durante a pandemia, em 2020 participou de festivais virtuais sendo premiado com as coreografias “Estreito” e “Lights Out” no Festival UP.


No aulão de Danças Urbanas Thiago desenvolverá o ritmo, memória, coordenação motora e principalmente experimentar/mesclar os estilos das danças urbanas.




AULA ABERTA de AUDIOVISUAL com Anthony Brito

Anthony Brito é professor da oficina de Audiovisual no CIEMH2, Videomaker e Editor, além de compositor, cantor, instrumentista, palhaço, bonequeiro e arte-educador. Em 2013 fundou a Cia Chirulico, onde atua como diretor artístico, palhaço e musicista.


Na aula aberta de Audiovisual Anthony proporcionará aos alunos uma vivência na produção e edição de vídeo utilizando apenas o celular.





FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral: Dilma Negreiros

Coordenação Artística: Taís Vieira

Coordenação de Produção: Renato Mota

Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal e CIEMH2 Núcleo Cultural

Patrocínio: EDF Brasil

Apoio: Bar do Jorginho, Associação de Moradores da Costa do Sol e Prefeitura de Macaé


bottom of page