top of page

FESTIVAL X-TUDO: MOSTRA DE DANÇAS URBANAS


O Festival X-Tudo chega à sua 9ª edição trazendo a arte e a cultura dos Territórios e seus desdobramentos simbólicos e sociais para a toda a rede de teatros Firjan SESI do estado do Rio. De 8 agosto a 2 de setembro de 2018, o projeto apresenta uma mistura especial de música, teatro, dança, exposição, debates, cinema e atrações para o público infantil. Todas as atrações são a preços populares, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), ou com entrada franca.

Nesta edição o CIEMH2 Núcleo Cultural marcará presença com a Mostra de Danças Urbanas, apresentando os espetáculos dos seus principais grupos. Confira a programação:

REPRESENT DANCE CREW às 17h30 "Coletânea Represent Dance Crew"

SLXLM

​Fundado em 2012, o grupo vem conquistando seu espaço no cenário artístico nacional. Participou da 2ª temporada da competição de Dança de Rua do programa TV Xuxa, da Rede Globo, e vem participando de festivais regionais e mostras de dança, sendo premiado em diversos deles, como no Festival de Dança de Joinville 2017.

Duração: 15 min

Ficha técnica: Direção e coreografia: Thiago Morethe e Lorena Bitencourt Interpretes: Lorena Bitencourt, Luis Phelipe Spranger, Sidney Tavares, Giovanni Moréis, Maicon da Silva, Wilson Almeida e Thiago Morethe

*A apresentação acontece na rampa de acesso ao Teatro

H2 FUNK CREW às 17h45

"AQUI TEM FUNKY”

Criado em 2014 por Rafael de Souza o grupo realiza pesquisas sobre a cultura hip-hop e danças urbanas. Seu primeiro objeto de estudo foi a coreografia "Old School", que tem como alicerce as danças "popping", "locking" e "breaking", ficando em 2° lugar no Fest Dance Aldeense.

Duração: 3 minutos

Ficha técnica: Coreógrafo: Rafael de Souza Vieira Intérpretes: Carlos Gustavo, Josiane Sueiros, Luccas Paulo, Mirela Souza, Nívea Louise e Paloma Rodrigues.

*A apresentação acontece na entrada do Teatro da Firjan SESI

COLETIVO FLORES

"PENHA", UM ENSAIO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Inspirado na Lei Maria da Penha, o espetáculo de dança apresenta coreograficamente a violência doméstica, na medida em que as relações de vida se revelam pelos intérpretes.

Em 2009, a coreografa e diretora Taís Vieira desenvolveu um estudo de danças urbanas para o corpo feminino, que anteriormente era muito masculinizado. A partir dessas pesquisas nasceu já circulando em cenário profissional internacional o Coletivo Flores.

O grupo teve sua primeira formação a partir de um trabalho proposto só com mulheres em turnê pela França, Brasil e Equador. Em 2011 o coletivo ampliou seu conceito de criação e tornou-se uma companhia mista, onde o corpo feminino ainda é objeto de estudo dentro das linhas das danças urbanas, mas este passa a ser reconhecido sem nenhuma distinção de gêneros.

A partir de então circula com seus espetáculos em diferentes cenários da dança a fim de divulgar sua linguagem corporal experimental.

Ficha Técnica:

Direção e Concepção: Taís Vieira

Coreografia: Coletivo Flores

Intérpretes: Daniele Morethe, Lorena Bitencourt, Luiz Philippe Spranger, Luize Helena Pessanha, Joyce Pacheco, Rafael De Souza, Renato Mota e Thiago Morethe

Dança Experimental

Teaser do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=2mI6grEcJDY&t=19s

Sobre o festival O Festival X-Tudo nasceu em 2010 para democratizar o acesso à cultura no estado do Rio, levando para os palcos dos Teatros Firjan SESI a diversidade cultural por meio de espetáculos de música, dança, artes plásticas, cinema, teatro, atrações para o público infantil e debates.

O projeto oferece ao público um panorama do cenário cultural da atualidade, abrindo espaço tanto para artistas já reconhecidos nacionalmente quanto para novos talentos locais. Hoje, o evento é reconhecidamente um dos grandes projetos da Firjan SESI e um dos mais atuantes no cenário artístico do estado do Rio. Em 2018, o X-Tudo mantém sua programação ampliada para os Teatros Firjan SESI do Grande Rio e do interior do estado, além da parceria com o Circo Crescer e Viver.


bottom of page