LOGO TRANSPARENTE - PRETO.png

O projeto “Papo Reto na Cultura Urbana”, selecionado no Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha e realizado pelo CIEMH2 Núcleo Cultural, promove um encontro da Cultura Hip Hop, misturando o novo e o antigo, o popular e o erudito. Oferecendo às crianças, adolescentes, jovens e adultos a possibilidade de se reafirmar como sujeito social, valorizar sua identidade cultural, ocupar espaços públicos e demarcar um território ao qual também tem direito. 

 

O evento acontecerá de 03 a 29 de agosto, com uma super programação gratuita, passando pelos elementos da Cultura Hip Hop como a Dança, Graffiti, Rap, DJ e Conhecimento. O público poderá participar ativamente de todo evento, que contará com bate papo ao vivo com artistas convidados, apresentações musicais, apresentações de dança, documentário, performance de graffiti, além de uma super festa online. 

 

O projeto acontecerá de forma remota e em múltiplas plataformas, como o Google Meet e YouTube, além de conteúdos diversos publicados no Instagram e no Facebook do CIEMH2 Núcleo Cultural. E para participar basta acompanhar toda a programação e se inscrever nas atividades de interesse, através do formulário https://forms.gle/MYwFp3bDDzpSLrUy7 , para assim, receber os links de acesso às atividades, além de receber lembretes para não perder nenhum momento.

 

O projeto conta com recursos do Prêmio Culturas Populares 2019: Edição Teixeirinha, idealizado pelo Ministério da Cidadania e Governo Federal,  é realizado pelo CIEMH2 Núcleo Cultural e tem como Apoiadora Cultural a maior fornecedora de tintas para graffiti na região, a loja Arco Íris Petrotintas.

O Papo Reto na Cultura Urbana promove ações de valorização e fortalecimento da Cultura Urbana de Macaé/RJ, por meio da seguinte programação:

feed episodio 1.png

“MUROS DA CIDADE –

o novo já nasce velho”

A série documental contará com 5 episódios, lançados semanalmente, onde artistas do graffiti foram convidados para fazer intervenções em muros, cuidadosamente escolhidos na cidade de Macaé, como forma de expressar sua arte e bater um papo apresentando suas histórias e suas visões de mundo além dos muros.

 

O documentário fará um passeio, em formato de galeria a céu aberto, onde serão apresentados as antigas e novas intervenções dos grandes grafiteiros Ric, Talu, Fawe, Mel e Rota. As artes desses artistas compõem as paisagens macaenses há anos, trazendo sempre cor e vida à cidade.

 

Os episódios terão estreias exclusivas no canal do YouTube do CIEMH2 Núcleo Cultural, sempre às sextas, às 20h. Link de acesso ao canal:  www.youtube.com/ciemh2macae 


 

Vale ressaltar, que ainda estamos em período de pandemia, isolamento social e com todos os cuidados para o controle da disseminação da COVID-19. E, além de deixar suas impressões ao longo do tempo, essa será uma ação extremamente impactante para o projeto, pois, será a única produção a acontecer de forma híbrida, com os grafiteiros, a diretora e o videomaker trabalhando de maneira presencial e a exibição será remota.

“Daqui pra lá, de Lá pra cá -
Dança Comentada”

 

O Ciclo de Bate Papo Virtual tem como objetivo levar e trazer vivências ligadas a artistas que passaram e passam pelo CIEMH2 Núcleo cultural. Ao todo serão 4 encontros, que acontecerão toda quarta-feira, às 20h, através da plataforma Google Meet. 

 

O “Daqui pra lá, de Lá pra cá - Dança Comentada”, vai resgatar trabalhos de dança antigos, através de registros em vídeos e também trabalhos mais atualizados, para uma análise em forma de bate papo entre mediador, coreógrafo e intérpretes dançarinos convidados. A cada semana um grupo diferente estará em pauta, possibilitando o conhecimento e a análise de trabalhos e linguagens distintas dos seguintes grupos/artistas: H2 Funky Crew, Represent Dance Crew, Coletivo Flores, Aline Negreiros, Taís Vieira e Lorena Bitencourt.

 

feed H2.png
RAP .png
“PAPO RETO – o 5º Elemento”

O 5º elemento da Cultura Hip Hop é o Conhecimento. 

Como está sugerido no título deste projeto, o papo é reto visa ampliar os horizontes do saber através da história de cada vertente artística cultural urbana da cidade de Macaé. Mas para chegar até aqui, essa cultura veio de onde? 

 

Para responder essa pergunta a cada semana, representantes de cada elemento do Hip Hop participarão de um encontro ao vivo e com bate papo aberto ao público. O grande destaque vai para um historiador do próprio movimento, King Nino Brow (Zulu Nation), além das ilustres participações de Lewá, Fernando Kep, Sandro Fernandes, Thiago Morethe, Taís Vieira, Felipe Talu e Mell

“A CASA CAIU – FESTA funk EM FAMÍLIA”

Uma grande festa online com o DJ Avellar e sua família, levando à casa do público participante música de qualidade e muita diversão.

 

A proposta é mostrar a diversidade NATURAL das constituições familiares e dar visibilidade para a música funk nesse ambiente, desmistificando muitos preconceitos.

Avellar.jpg
Amanda 3 (1).jpg

“CONVERSA PARA OUVIR, VER E COMENTAR”

Um grande encontro musical com os artistas Amanda Amado e Adriano Uzah, que iniciaram suas carreiras ainda adolescente na Banda Art1, e que hoje trilham seus caminhos e carreiras solo dentro da Black Music, Mpb, Pop e Samba.

“Encerrando o papo... 

para(re)começar a ação”

Como forma de eternizar as ações do projeto, será realizada uma grande ação na sede do CIEMH2 Núcleo Cultural que resultará na obra “Encerrando o papo… para (re)começar a ação”.

 

Ao longo do mês de agosto, o CIEMH2 receberá em sua sede os mais novos integrantes da instituição, crianças que praticamente “nasceram” dentro do núcleo cultural e que hoje participam das oficinas e eventos promovidos pela casa, para realizar uma pequena intervenção na fachada do espaço, colocando na parede sua arte, seus conhecimentos e desejos para o futuro. E no dia 29 de agosto, os grafiteiros Ric, Talu, Fawe, Mel e Rota retornam, agora juntos, para transformar essa “parede de brincadeiras” em um quadro de abertura do espaço, trazendo vida, cor e formas a um novo tempo de construções e fazeres artístico para o CIEMH2, ou seja, novas narrativas, nascem de velhas histórias.

 

Depois que um muro é pintado, essa arte não mais pertence ao artista, ela é democraticamente de todos. E assim o CIEMH2 Núcleo Cultural finaliza o projeto, além de comemorar seus 16 anos de fundação, e mais uns outros 8 de PAPO RETO e incentivo entre as trocas de saberes culturais, artísticos e sociais entre a comunidade de Macaé e o mundo. 

feed PAPO RETO.png

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

03/08 (Terça-feira) às 20h  – ABERTURA

"Abertura”

Apresentação: Dilma Negreiros

 

Pré-Estreia da série: “MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho” - Episódio 1 "De Macaé para o mundo" com TALU

no canal  youtube.com/ciemh2macae


 

04/08 (quarta-feira) às 20h

“Daqui pra lá, de Lá pra cá - Dança Comentada” com H2 Dance Crew 

Participação: Rafael de Souza, Gustavo Ribeiro, Paloma Rodrigues e Josi Sueiros

Mediação: Taís Vieira

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet


 

05/08 (quinta-feira) às 20h  

“Papo Reto – Cenário Rap em Macaé” com Lewá e Fernando Kep

Mediação: Carine Passos

Ingresso Gratuito

às 20h pelo Google Meet


 

06/08 (sexta-feira) às 20h  

“MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”

Episódio 2: "Entre tELAs" com MELL

no canal  youtube.com/ciemh2macae


 

11/08 (quarta-feira) às 20h

“Daqui pra lá, de Lá pra cá - Dança Comentada” com Represent Dance Crew

Convidados: Thiago Morethe, Dani Morethe e Sidney Tavares

Mediação: Rafael de Souza

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet

 

12/08 (quinta-feira) às 20h

“Papo Reto – O Hip Hop no Brasil” com King Nino Brown (Zulu Nation)

Mediação: Taís Vieira

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet

 

13/08 (sexta-feira) às 20h

“MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”

Episódio 3: "Arte do muro para a pele" com RIC

no canal  youtube.com/ciemh2macae


 

14/08 (sábado) às 20h

“A CASA CAIU – FESTA funk EM FAMÍLIA” com DJ Avellar e Família

no canal  youtube.com/ciemh2macae

 

18/08 (quarta-feira) às 20h

“Daqui pra lá, de Lá pra cá - Dança Comentada” com Coletivo Flores 

Convidados: Dilma Negreiros, Rafael de Souza, Renato Mota, Dani Morethe, Thiago Morethe, Lorena Bitencourt e Joyce Pacheco

Mediação: Taís Vieira

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet


 

19/08 (quinta-feira) às 20h

“Papo Reto – Danças Urbanas ou Dança de Rua?”

Convidados: Sandro Fernandes, Thiago Morethe e Taís Vieira

Mediação: Rafael de Souza

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet

20/08 (sexta-feira) às 20h

“MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”

Episódio 4: "O muro como sala de aula" com FAWE

no canal  youtube.com/ciemh2macae

 

25/08 (quarta-feira) às 20h

“Daqui pra lá, de Lá pra cá - Dança Comentada”

Convidados: Aline Negreiros, Lorena Bitencourt e Taís Vieira

Mediação: Dilma Negreiros

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet


 

26/08 (quinta-feira) às 20h

“Papo Reto – Graffiti ontem e hoje, quais desafios?”

Convidados: Felipe Talu e Mell

Mediação: Carine Passos

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet
 

27/08 (sexta-feira) às 20h

“MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”

Episódio 5: ROTA

no canal  youtube.com/ciemh2macae


 

28/08 (sábado) às 20h

“Conversa para ouvir, ver e comentar”

Convidados: Amanda Amado e Adriano Uzah

Mediação: Renato Mota

no canal  youtube.com/ciemh2macae

29/08 (domingo)

“Encerrando o papo… para (re)começar a ação”

Ação de graffiti no CIEMH2

Flashs Ao Vivo 

Instagram CIEMH2