"ACESSE E USE" – PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE PARA INSTITUIÇÕES CULTURAIS

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e a Almádena Editora têm o prazer de convidá-los para o lançamento da publicação Acesse e Use! (Almádena, 2021), de Dilma Negreiros, guia de acessibilidade para aqueles que desejam tornar acessível um ambiente cultural. 


A autora Dilma Negreiros, Especialista em Acessibilidade Cultural (Faculdade de Medicina / UFRJ) e Mestra em Comunicação Acessível (Instituto Politécnico de Leiria / Portugal), apresenta seu trabalho de pesquisa e investigação sobre o desenvolvimento de práticas culturais de acessibilidade.

De forma simples e objetiva, a publicação oferece respostas a instituições educativas formais e não-formais de pequeno e médio porte que desejam iniciar o processo de acessibilização de seus ambientes, possibilitando a interação e a inclusão de indivíduos e grupos sob a perspectiva dos direitos culturais para todos. 


O evento ocorrerá em 5 (cinco) instituições localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Nas ocasiões, será realizada palestra com a autora sobre a aplicação, nas respectivas instituições, das ideias contidas no guia e cada instituição parceira receberá 5 exemplares do livro. A versão para web também será disponibilizada gratuitamente.


Dia 28/10/2022, sexta-feira, às 19h, será a vez do CIEMH2 NÚCLEO CULTURAL, localizado na cidade de Macaé (RJ). É uma associação sociocultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 2005, conveniada como Ponto de Cultura em 2009. Foi criada com o objetivo de abrir espaço e facilitar a participação efetiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas questões sociais da comunidade e do mundo.


O evento será gratuito e aberto à comunidade. Todos os participantes receberão certificado.

Informações e inscrições na bio.


Endereço: Rua Eleosina Pereira de Queiroz Mattoso, 105 – Sol & Mar – Macaé/RJ

Data e hora: 28/10/2022 às 19:00h


Autora: Dilma Negreiros

Realização: Almádena Editora

Apoio Cultural: CIEMH2 Núcleo Cultural

Incentivo: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro


#sececrj